Nesta terça-feira (14) é aniversário do ''garoto maravilha'' mais querido da internet, Mark Zuckerberg completa seus 28 anos. Há alguns anos atrás, o Facebook passou a fazer parte da vida das pessoas graças a esse gênio da tecnologia. Com uma origem judaica, Zuckerberg nasceu em White Plains, no condado de Westchester em Nova Iorque.
O criador da rede social mais querida no mundo todo declarou ser ateu, mesmo com suas raízes firmadas no judaísmo. Foi um aluno exemplar em artes, cultura clássica, astronomia, matemática e física, provando ser um prodígio desde pequeno. Além dos talentos particulares, Mark ainda fala diversas línguas: francês, hebraico, latim e grego antigo. Zuckerberg era famoso por adorar recitar versinhos e poemas.
Nos tempos de faculdade, Mark iniciou inúmeras tentativas para criar maneiras de conversar com seus colegas à distância, e em 2004, surgiu o Facebook. Zuckerberg começou a trabalhar com softwares ainda garoto, e em 1990, seu pai, o dentista Edward Zuckerberg, lhe ensinou a programação do Atari. O primeiro protótipo da Rede Social se chamava ''ZuckNet'', que tinha o objetivo de ligar a casa do gênio ao consultório de seu velho pai, para que pudessem se comunicar via internet.
Mark já foi técnico em eletrônica, já fez Ciências da Computação na Universidade e ainda era membro da Alpha Epsilon Pi, uma espécia de união judaica para estudantes universitários. Além de criar programas como o Synapse Media Player (programa disputado pela Microsoft e Aol na época), Zuckerberg criou a Couse Match que conectava o jogo Asteroides 1968 a vários usuários, sem conexão, via rede.
Em 2004, o americano surpreendeu o mundo com a criação do Facebook inc. No ano passado, a empresa atingiu mais de 1 bilhão de usuários com uma média de 316.500 pessoas cadastradas diariamente. Marck Zuckerberg não é apenas um dos cofundadores do Facebook, é também o homem mais jovem, rico e influente atualmente.