Com o propósito de incentivar a prática esportiva entre os jovens e adultos, a Prefeitura informa que mantém pela cidade 65 núcleos de atendimento, onde ainda existem vagas mesmo com as aulas em andamento. Para crianças e adolescentes, a orientação transmitida aos pais ou responsáveis, é que procurem um dos locais mais próximos de casa. As aulas começam às 7h30 da manhã e seguem até o período noturno.
Do basquete ao futebol de campo, passando pelo futsal, voleibol, handebol, tênis de mesa, judô, ginástica, atletismo e natação, existem opções e educadores físicos aptos a orientar e fazer o acompanhamento. Na modalidade de natação, as aulas são em clubes e entidades com os quais a Prefeitura mantém parcerias, além do próprio Poliesportivo, cuja piscina estará liberada para aulas a partir do final do mês.
Com esse trabalho de base consistente e gratuito por toda a cidade, um dos objetivos da Prefeitura e seu Departamento de Esportes, é proporcionar opções sadias para os jovens no período contrário às aulas, com acompanhamento de um educador. A medida em que vão mostrando suas habilidades, de acordo com a modalidade escolhida, os atletas podem ter a oportunidade de fazer parte das equipes de representação da cidade, passando a frequentar o grupo de 'alto rendimento', com treinamentos específicos.
Para se inscrever, é preciso fazer contato com o Departamento de Esportes, pelo telefone 3723-9500. A relação completa dos endereços e locais de aulas está disponível no portalwww.franca.sp.gov.br.
Além dos jovens, é feito também um trabalho especial voltado às pessoas da terceira idade, que podem fazer seus treinamentos de acordo com suas preferências. Em parceria com a Secretaria de Saúde, existem os grupos do Vida Viva, atrelados as equipes de enfermagem das UBS, com atividades diárias sempre nos horários matinais, preferencialmente voltados aos seus usuários, mas aberto a todas pessoas que tenham interesse.