Novo começo para a Venezuela: Morre o presidente Hugo Chávez, aos 58 anos.

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

05/03/2013
Foto: vtv.gob Foto: vtv.gob

Morre o presidente Venezuelano Hugo Chávez nesta terça-feira (5), às 16h25 de acordo com o horário local. Aos 58 anos, Chávez morreu após uma luta interminável contra o câncer. Os boatos se confirmaram, sua saúde não andava bem desde dezembro do ano passado, deixando o país nas mãos de seu vice Nicholas Maduro até a realização de uma nova eleição à presidência.

O líder lutava contra o câncer desde 2011, mas foi no ano passado que o quadro se agravou. Suas poucas aparições em público levantaram suspeitas de que o estado de saúde do presidente não estava bom como era apresentado.

Apesar do burburinho, o governo venezuelano não se pronunciou a esse respeito. Após uma de suas várias cirurgias, Hugo Chávez pela primeira vez demonstrou certa fragilidade ao declarar que Nicholas Maduro seria seu possível sucessor, caso não pudesse mais comandar o país.

Depois de alguns exames em Cuba, o revolucionário voltou a declarar que havia alcançado a cura de seu câncer e aconselhou o país a ''seguir com a vida''.

Nascido no município de Barinas, Hugo Chávez foi um caudilho, e com sua forte influência para atrair multidões, o líder político-militar refez a constituição venezuelana, a fim de possibilitar que ele mesmo permanecesse no poder até o final de sua vida.

Chávez mudou a bandeira do país, nacionalizou empresas privadas, modificou o fuso horário venezuelano, rompeu relações com terceiros, fez parceria com o Brasil junto ao MERCOSUL e trouxe ao governo Venezuelano uma visão esquerdista. Além disso, o falecido presidente era opositor ao governo dos Estados Unidos e o considerava inimigo da Venezuela.

O presidente governou o país por 14 anos e foi eleito presidente por quatro vezes seguidas, impondo sua política socialista à população.

Neste ano, Hugo Chávez anunciou pelo Twitter que estava voltando à Venezuela, rumo ao hospital de Caracas. Tal fato preocupou a população, confirmando o estado de saúde avançado de Chávez.

A Morte

O presidente faleceu na capital de Caracas, e na véspera de seu falecimento, um boletim médico foi publicado à população e ao governo, indicando que o estado de saúde de Chávez havia se agravado. A notícia provocou uma apreensão em todo o país.

Depois do anúncio de sua morte, vários venezuelanos foram às ruas, comovidos com a morte do Caudilho. O corpo será velado na Academia Militar, lugar considerado como um ''porto seguro'' para o presidente. Após a chegada ao local, as honrarias à Chávez começarão sem delongas, e serão disparadas 21 balas de canhão em sua homenagem. O seu enterro tem previsão para sexta-feira (8), às 11h30 da manhã, de acordo com o horário de Brasília. O conselho da ONU fez um breve silêncio pela morte de Hugo Chávez, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, declarou luto por três dias no país.

Próximos Presidentes

Novas eleições serão anunciadas em 30 dias. O vice-presidente Nicholas Maduro, 50 anos, governará até o final do mês, quando ocorrerão as eleições à presidência da Venezuela. Porém, um forte candidato pode derrubar o favorito do falecido presidente Chávez. Henrique Capriles deve disputar o poder, já que perdeu no ano passado por uma diferença mínima.