Termina neste sábado (16) o horário de verão. A partir da meia noite, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
O horário de verão teve início no dia 21 de outubro de 2012, período este estabelecido pelo decreto 6558/08, que definiu que as horas seriam adiantadas no terceiro domingo do mês de outubro e assim permaneceriam até o terceiro domingo do mês de fevereiro.
A medida apenas surte efeito nas regiões posicionadas distantes da linha do equador. Os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal foram favorecidos com dias mais longos e noites encurtadas devido à posição do planeta em relação ao sol.
Os demais Estados brasileiros não sofrem alterações em seus relógios, no entanto o impacto é sentido nas programações televisivas e, principalmente, no horário de abertura das agências bancárias.
A medida é tomada a fim de contribuir para a redução de consumo de energia elétrica nos horários de pico, já que o montante aumenta consideravelmente após às 18 horas, período de regresso das pessoas às suas casas, após o dia de trabalho. Devido ao adiantamento nos relógios, o pôr do Sol se inicia tardiamente, favorecendo a iluminação natural, ao invés da elétrica.
O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico - associação responsável por coordenar as instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) - que divulgará os dados oficiais quanto à economia conquistada nesse verão. Ano passado (Outubro/2011 a fevereiro/2012), houve uma redução na demanda de 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-oeste.