A Vila Isabel ganhou a simpatia do público e dos jurados ao entrar na avenida retratando a "vida no campo'' e se tornou a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13), na Sapucaí. O seu samba-enredo trouxe os louros da vitória para a escola, com o enredo ''A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um'', contando com a autoria de grandes nomes como Arlindo Cruz, Martinho da Vila, André Diniz, Tonico da Vila e Leonel.
A escola não vencia desde 2006 e, merecidamente, ganhou seu título este ano. Foram mais de 3.700 componentes, 31 alas e 7 carros alegóricos, compondo uma estrutura de mais de R$ 3 milhões de reais, não deixando nada a desejar.
A apuração foi realizada pela Liga Independente de Samba do Rio de Janeiro, a qual pôde ser acompanhada pelo público nas arquibancadas, provocando euforia, gritos e muita animação. O placar revelou uma pequena diferença entre a campeã e a Beija Flor, que ficou em segundo lugar. No total foram 299,7 pontos da Unidos da Vila Isabel e 299,4 pontos da Beija Flor.
Foto: Assis RamalhoO tema da escola vencedora homenageou o Brasil e sua vida simples na roça, com fantasias recheadas de figuras do campo, como por exemplo, espantalhos, joaninhas, galos, gafanhotos, plantas assoladas por pragas, verduras, legumes, moda de viola, as conversas humildes dos ''cumpadi'', festas no "arraiá" e procissões.
Haviam outros símbolos que impactaram os jurados e os foliões, como o fogão de lenha e os animais no quintal, mas o mais interessante foi a intenção da Vila Isabel de retratar também a imigração de outros povos no Brasil, que contribuíram para o crescimento da agricultura no país, tais como os alemães, portugueses, italianos, ucranianos e japoneses.