Os órgãos públicos federais do Distrito Federal foram os que mais fizeram compras em 2012. A informação é do site de compras do Governo Federal, o Comprasnet. Dos mais de R$ 72,5 bilhões utilizados pelos órgãos públicos federais, para aquisição de bens como ambulâncias, camas hospitalares e também serviços para a manutenção e reforma de prédios em 2012, mais da metade foram gastos por unidades que estão no Distrito Federal. A justificativa para tal fato é a existência de muitos órgãos centrais com sede em Brasília. Compras feitas pelo Ministério da Saúde, por exemplo, são registradas como sendo feitas no Distrito Federal, mas o produto da compra é disponibilizado para todo o país.
Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino de Souza, a participação dos municípios no Comprasnet também chama a atenção, "a gente vê, ano a ano, uma maior participação, especialmente dos municípios brasileiros. Já são mais de mil municípios que têm cadastro para utilização do portal de compras do Governo Federal. Juntando-se aos mais de três mil órgãos, unidades compradoras da administração pública federal, a gente tem uma abrangência nacional."
Para o secretário, outra questão de destaque é a transparência proporcionada pelo portal.
"O interessante é que as compras públicas que são realizadas com o objetivo de suprir as demandas dos programas públicos e os próprios suprimentos para a administração pública, elas também permitem um melhor acompanhamento, uma participação social um tanto mais aprimorada quando a gente passa a se utilizar da internet, do pregão eletrônico. "
Para mais informações sobre o site de compras do governo federal, acesse: www.com.brprasnet.gov.br.