Qualidade de vida dos brasileiros melhora em dez anos

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

08/02/2013
Fonte: Qualitty Imóveis Foto: Qualitty Imóveis

A vida dos brasileiros melhorou nos últimos dez anos em aspectos como saúde, renda, emprego e escolaridade. A informação foi apresentada na tarde desta quinta-feira (7), pela Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, Jorge Chediek, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e outros representantes do governo federal.

O documento intitulado como Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro demonstra também que, na última década, a renda do brasileiro passou de 785 para 932 reais per capita. De acordo com a publicação, o crescimento foi mais acentuado nas regiões mais pobres. A ministra do Desenvolvimento Social classificou a mudança como o surgimento de um "novo Brasil".

"Nós temos superado rapidamente, muito rapidamente todos esses péssimos números que nós tínhamos e hoje nos orgulhamos muito de mostrar indicadores que revelam um novo Brasil."

Outro dado que chama a atenção é a redução do número de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza no país. O número passou de 14% em 2001 para 4,2% em 2011, ultrapassando a meta estipulada pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que eram de 12 por cento.

Para a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a melhora dos indicadores sociais do país é reflexo das políticas públicas adotadas pelo governo,"Estamos crescendo com redução de desigualdades, elevando a renda dos Brasileiros, com uma maior qualidade do trabalho, com maior formalização, portanto melhoria das condições do trabalho, com diminuição da incidência de doenças e da mortalidade infantil e materna. Ou seja, quando a gente vê os resultados, justifica de longe todo o esforço e dedicação de todas as equipes envolvidas nessas políticas públicas."

Os Indicadores de Desenvolvimento Brasileiro foram produzidos com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e do governo federal.