Ramos da engenharia estão entre as profissões que mais tiveram aumento salarial na última década

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

08/02/2013
Fonte: Hays Foto: Hays

Um estudo divulgado pela Brasil Investimentos & Negócios mostra que profissões da área tecnológica como engenharia civil, química e elétrica estão entre as que mais obtiveram um aumento salarial na última década. O relatório toma como base o salário dos profissionais de acordo com os censos demográficos de 2000 e 2010.

Para isso, o rendimento mensal dos profissionais de nível superior é comparado com o dos trabalhadores de nível médio. Na área da engenharia civil, por exemplo, a diferença de salário entre os profissionais de nível superior e de nível médio aumentou de 200 para 250 por cento no período de dez anos.

O estudo aponta, ainda, que as profissões que mais tiveram aumento salarial são também as mais procuradas no mercado de trabalho. De acordo com o relatório, a oferta de profissionais não é suficiente para atender a demanda do mercado. É o caso, por exemplo, dos engenheiros químicos, como explica o coordenador do curso de engenharia química da Universidade de Brasília, Fabrício Machado.

"O profissional com formação em engenharia química, ele é muito requisitado. Existe uma necessidade enorme para profissionais que tenham o perfil que possam atuar em processos químicos no País inteiro, mesmo em regiões que não tenham um parque tecnológico forte. Mesmo nessas regiões, os engenheiros químicos são bastante requisitados."

Para a conselheira federal do Confea, a engenheira eletricista Darlene Silva, a diversidade do campo de atuação dos profissionais da área tecnológica também contribui para a valorização salarial.

"Nós estamos realmente no topo de uma cadeia. Tudo parte das nossas ideias, pensamentos, acompanhamento e construção para que realmente o mundo mova com esse conforto e qualidade de vida. E essa valorização profissional é muito importante e a questão do salário mais ainda. É mais gratificante."

Além dos cursos de engenharia, as profissões de física, economia e medicina também aparecem entre as que mais tiveram aumento salarial na última década. Para saber mais sobre esse e outros temas ligados ao Sistema Confea/Crea e Mútua, acesse o site do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.