A mobilização dos profissionais de saúde do Brasil e do exterior, para ajudar as vítimas do incêndio da boate Kiss, segue intenso em Santa Maria e na capital gaúcha, Porto Alegre. Além dos profissionais da Força Nacional do SUS, o Ministério da Saúde conta também com a ajuda de parceiros internacionais para qualificar o atendimento aos pacientes graves. O médico chefe da equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, Marcelo Cypel, por exemplo, é especialista na técnica de ventilação mecânica e fala sobre o convite de participar das ações no Rio Grande do Sul.
"O convite veio do ministro Alexandre Padilha. Ele teve as informações que nós somos um centro de excelência, maior centro nessa área da América do Norte, e o fato de eu ser gaúcho também, conhecer os médicos daqui, facilitou essa interação. Realmente todo mundo está mobilizado e temos todas as condições de cuidar bem desses pacientes, relatou o médico chefe da equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, Marcelo Cypel.
Outra contribuição internacional importante foi a aquisição dos 140 kits da vitamina B12 injetável, no último sábado. Esse medicamento foi cedido pelos Estados Unidos para ajudar combater os possíveis efeitos tóxicos da fumaça no organismo. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca a importância da ajuda de profissionais do exterior no atendimento às vítimas da tragédia.
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, informou que "Qualquer parceria internacional é bem-vinda. Parcerias com outros centros internacionais está sendo interessante para trocar experiências, dar o que a gente possa dar de melhor no sentido de lutar pela vida dessas vítimas. A luta pela vida dessas vítimas continua, é uma luta diária. Nós temos ainda pacientes em estado crítico, que correm risco de óbito, então é uma luta diária. "
O Ministério da Saúde ainda conta com o programa Telessaúde Brasil Redes para reunir especialistas internacionais. Essa tecnologia permite que, por meio de videoconferências, profissionais de saúde de várias partes do mundo possam discutir os casos dos pacientes internados no Rio Grande do Sul.
Saiba mais:
Tragédia: 231 mortos em Santa Maria/RS Gurizada Fandangueira era famosa por usar efeitos pirotécnicos Músicos x Testemunhas: Relatos da tragédia de Santa Maria Presidenta Dilma Rousseff se pronuncia sobre a tragédia de Santa Maria/RS Santa Maria: "Culpados" são presos Sobreviventes relatam os momentos de angústia Advogados da boate divulgam nota em solidariedade às vítimas da tragédia de Santa Maria/RS Santa Maria: O dia em que o mundo inteiro ficou verde e amarelo Santa Maria: Bens de donos da boate são bloqueados Casas noturnas de sócio são investigadas em Santa Maria Marcha silenciosa homenageia os jovens mortos no incêndio em Santa Maria Santa Maria: Ministério Público não vê motivos para prorrogar prisões RS: Banda comprou fogos impróprios para a apresentação na boate