O Ministério da Saúde anunciou a definição de uma rede de serviços de assistência aos pacientes vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, que estão recebendo alta e necessitam de acompanhamento médico. A intenção é formar um grupo de profissionais da área especializada e de atenção primária, com objetivo de monitorar cada paciente, após a alta médica. De acordo com relatos de profissionais que estão na região desde o dia da tragédia, essas pessoas seguem recebendo também suporte psicológico para tentar superar o episódio. O médico chefe da equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, Marcelo Cypel, especialista na técnica de ventilação mecânica, disse estar impressionado com a dedicação, organização e com a mobilização dos profissionais de saúde que estão cuidando das vítimas do incêndio.
"Eu fiquei muito positivamente surpreso em relação aos cuidados que os pacientes estão recebendo nas UTIs das equipes médicas, de enfermagem, fisioterapia. Realmente todo mundo mobilizado do ponto de vista multidisciplinar e temos todas as condições de cuidar bem desses pacientes , declarou o médico chefe da equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, Marcelo Cypel.
O Ministério da Saúde montou um plano de ação para atenção psicossocial aos familiares e vítimas do incêndio em Santa Maria. O Núcleo de Atenção Psicossocial conta com 164 profissionais divididos em equipes. Já foram realizados mais de 490 atendimentos desde o início da ação, entre atendimentos individuais e em grupo.
Saiba mais: Tragédia: 231 mortos em Santa Maria/RS Gurizada Fandangueira era famosa por usar efeitos pirotécnicos Músicos x Testemunhas: Relatos da tragédia de Santa Maria Presidenta Dilma Rousseff se pronuncia sobre a tragédia de Santa Maria/RS Santa Maria: "Culpados" são presos Sobreviventes relatam os momentos de angústia Advogados da boate divulgam nota em solidariedade às vítimas da tragédia de Santa Maria/RS Santa Maria: O dia em que o mundo inteiro ficou verde e amarelo Santa Maria: Bens de donos da boate são bloqueados Casas noturnas de sócio são investigadas em Santa Maria Marcha silenciosa homenageia os jovens mortos no incêndio em Santa Maria Santa Maria: Ministério Público não vê motivos para prorrogar prisões RS: Banda comprou fogos impróprios para a apresentação na boate