Toma posse hoje (01), o novo presidente nacional da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - o advogado constitucionalista Marcus Vinícius Furtado Coêlho, de 41 anos.
A posse de Marcus Vinícius e de mais 4 membros da diretoria, além de 81 novos conselheiros federais será hoje, às 9h, no Plenário do Conselho Federal da entidade.
O advogado teve uma vitória esmagadora sobre seu adversário - 64 a 16 - e comemorou a vitória afirmando: "não me afastarei um milímetro sequer do que está escrito na cartilha". Uma das metas será a abolição do financiamento privado nas eleições do país. Disse ainda que, agora que é presidente nacional da entidade, "desfez-se o palanque eleitoral". "Não há mais lados, há agora somente a Ordem dos Advogados do Brasil".
O advogado ainda pede a união de todos os advogados e conselheiros federais em prol da Constituição. Para ele, a defesa é tão importante quanto a acusação e é isso que os advogados do Brasil precisam entender, que a OAB trabalha pela sociedade e pela advocacia nacional, ele afirma que não há lados.
Formou-se em Direito em 1993, pela Universidade Federal do Piauí. Foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor da mesma universidade. Possui pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduação em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, na Espanha, onde ganhou o Prêmio de Grado, dado aos alunos que tiveram excelência no rendimento acadêmico.
É membro da Comissão de Juristas para elaboração do novo Código de Processo Civil e também da Comissão do Senado que trata do novo Código Eleitoral. É autor dos livros Direito Eleitoral e Processo Eleitoral, Processo Civil Reformado e a A Inviolabilidade do Direito de Defesa. Foi,ainda, professor de Direito Constitucional da Escola Superior da Magistratura.