Foram momentos de terror, pelo qual centenas de jovens passaram na madrugada desse domingo (27). As pessoas, que estavam perto da porta de entrada da boate Kiss, conseguiram sair rapidamente, assim que o incêndio começou. Do lado de fora da casa noturna, o Corpo de Bombeiros foi acionado, o qual chegou ao local por volta das 3 horas da madrugada. Enquanto o socorro não chegava, os jovens sobreviventes tentaram abrir buracos nas paredes na tentativa de resgate das pessoas que gritavam desesperadamente por ajuda.
De acordo com relatos, como era impossível enxergar a situação de dentro da boate, devido à fumaça que tomou conta do local, as pessoas, na hora do socorro, eram puxadas pelos cabelos, braços e roupas. Muitos jovens saíram sem suas vestimentas, pois também usavam as mesmas para evitar a inalação da fumaça.
Pós-incêndio
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, informou que os sobreviventes ainda podem apresentar sintomas devido à exposição à fumaça e inalação de substâncias tóxicas, são eles: tosse, falta de ar e pneumonia química.
Ainda, segundo o ministro, 79 pessoas hospitalizadas ainda podem ser transferidas para os hospitais de Porto Alegre, caso o quadro se agrave.
Os países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Peru, foram mobilizados para atender as vítimas, caso tenha a necessidade. Também foi pedido pelo Governo do Estado um estoque de pele para possíveis enxertos, a fim de atender as pessoas que tiveram queimaduras graves.
Saiba mais:
Tragédia: 231 mortos em Santa Maria/RS Gurizada Fandangueira era famosa por usar efeitos pirotécnicos Músicos x Testemunhas: Relatos da tragédia de Santa Maria Presidenta Dilma Rousseff se pronuncia sobre a tragédia de Santa Maria/RS Santa Maria: "Culpados" são presos Advogados da boate divulgam nota em solidariedade às vítimas da tragédia de Santa Maria/RS Santa Maria: O dia em que o mundo inteiro ficou verde e amarelo Santa Maria: Bens de donos da boate são bloqueados Casas noturnas de sócio são investigadas em Santa Maria Marcha silenciosa homenageia os jovens mortos no incêndio em Santa Maria Santa Maria: ''A legislação gaúcha não é eficaz'', afirma engenheiro Santa Maria: Ministério Público não vê motivos para prorrogar prisões RS: Banda comprou fogos impróprios para a apresentação na boate