O Ministério do Planejamento do Governo Federal, vai recadastrar aproximadamente 710 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis, que recebem o benefício mensal pelo Siape (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos). Com isso, pretende-se padronizar a atualização de dados e dar mais segurança na verificação dos pagamentos.
O recadastramento começa no dia 1º de março e todos que precisarem participar, receberão uma correspondência para comparecer em uma das 6 mil agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco de Brasília ou no banco que tiver conta.
"As pessoas devem procurar as agências bancárias no mês do seu aniversário. Isto é importante para verificar a legitimidade dos pagamentos e atualizar os dados desse público que não mantêm um vínculo cotidiano e permanente com o Recursos Humanos como tem o servidor ainda na ativa", declarou Marilene Ferrari, secretária de Gestão Pública Adjunta do Ministério do Planejamento, em entrevista à Agência do Rádio.
Desde 1997, o ministério do Planejamento realiza a atualização cadastral e agora a intenção é modernizar o procedimento. Para atualizar o cadastro, é preciso levar documento oficial com foto e CPF.
Quem não puder comparecer pode ligar para o Alô Segep 0800. 978.2238 e agendar uma visita na própria residência. Quem vive ou está fora do país, deve apresentar uma declaração de comparecimento que é emitida pelo órgão diplomático do Brasil no exterior. Vale ressaltar que a falta de atualização do cadastro pode ocasionar a suspensão dos pagamentos.