Supernavio da Vale chega em Kimitsu, no Japão

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

23/01/2013
Foto: blogmercante.com.br Foto: blogmercante.com.br

O navio Vale Brasil do tipo Valemax, a maior embarcação para transporte de minério da atualidade, fez sua primeira viagem ao porto de Kimitsu, no Japão. Ele tem capacidade de transportar 400 mil toneladas de minério de ferro. No transporte ele é capaz de reduzir em 35% a emissão de carbono.

No último dia 19 de janeiro, antes de ancorar em Kimitsu, o navio já tinha realizado uma parada no porto de Oita, também no Japão e descarregou 200 mil toneladas. Até o final do ano de 2013, a Vale espera contar com cerca de 35 embarcações com a capacidade de transportar 400 mil toneladas.  Nos dias atuais existem 23 navios em operação.

Outros navios da companhia já atracaram nos portos do Brasil, Itália, Holanda, Omã e Filipinas (também na Estação de Transferência de Minério em Subic Bay).

A Vale ainda explica que os supernavios fazem parte de uma estratégia da empresa em reduzir a distância do Brasil com países da Ásia - principal mercado de minério de ferro. A China, por enquanto, é o único país que não permite a entrada de grandes navios. Com isso, é usado portos próprios e centros de distribuição para encaminhar os minérios em navios menores, até os chineses.