Governo quer saber o número de infectados por HIV no país

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

27/12/2012
Foto: querofazer.org.br Foto: querofazer.org.br

A partir de janeiro, o Ministério da Saúde vai expandir os trabalhos de prevenção e tratamento para pessoas infectadas pelo HIV, vírus causador da AIDS. Com isso, os hospitais públicos ou privados, unidades básicas de saúde e laboratórios, terão obrigatoriamente que repassar os dados dos casos. A  identidade dos portadores será mantida em sigilo e apenas dados de perfil poderão ser informados para fins estatísticos.

De acordo com dados do Governo Federal, no país há 220 mil pacientes com aids, fazendo o uso de antirretrovirais. Estima-se que cerca de 135 mil pessoas não sabem que são soropositivas.

A ideia é que grande parte das pessoas infectadas, inicie o tratamento o mais rápido possível, antes do aparecimento dos primeiros sintomas, e diminua as chances de desenvolver a doença.

Outra medida é expandir o teste para as maternidades, para isso o "Fique Sabendo" será disponibilizado nas redes pública e privada. - o teste é rápido e é realizado com apenas uma gota de sangue.  O resultado sai em trinta minutos.  Se der positivo, imediatamente a pessoa recebe aconselhamento médico, e de posse do diagnóstico, já pode procurar tratamento.

Em 2011 foram registrados 38,776 casos novos de aids -  houve um caso por dia de transmissão de mãe e para filho.