O treinador de esqui aéreo da brasileira Lais Souza, Ryan Snow, disse que a atleta conseguiu conversar com a companheira Josi Santos no hospital em Salt Lake City, nos Estados Unidos, antes da partida de Josi para Sochi, onde disputará os Jogos Olímpicos de Inverno a partir desta semana. Snow afirmou que Lais conseguiu pronunciar palavras na conversa com a amiga.
"Lais está muito forte, alegre e animada. Consegue falar pequenas palavras como "claro", "força", desejando força para a amiga", afirmou o treinador ao Sportv no desembarque da equipe brasileira de esqui na Rússia.
Josi também falou pela primeira vez sobre o caso de Lais Souza na chegada ao aeroporto. A atleta disse que decidiu competir nas Olimpíadas de Inverno para prestar uma homenagem à amiga.
"Eu estou vindo para cá em homenagem a ela. Por tudo que a gente fez durante estes sete meses treinando junto com o Ryan. Não dá para abandonar assim de uma hora para a outra porque foi muito árduo, a gente estava muito junto. Então estou vindo para cá por causa dela e para representar nosso país", disse Josi.
Lais Souza está internada em Salt Lake City desde a semana passada após sofrer um acidente de esqui que causou deslocamento da terceira vértebra. A atleta passou por três procedimentos cirúrgicos após a queda, um para realinhar a vértebra atingida, ou para auxiliar a respiração, e mais um para passar a se alimentar através de uma sonda.
A atleta não tem os movimentos de braços e pernas, respira com a ajuda de aparelhos e tem dificuldades na fala. O procedimento de traqueostomia realizado para auxiliar a passagem de ar para os pulmões permitiu que Lais pudesse começar a pronunciar algumas palavras.
Veja também: