Ao menos 14 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas nesta segunda-feira (30), em Volvogrado, na Rússia, no que está sendo considerado como um outro ataque suicida pelas autoridades do país. A explosão ocorre menos de um dia depois que um atentado na estação central da cidade matou 17 pessoas.
A segurança foi reforçada em estações de trem e aeroportos em toda a Rússia. Uma porta-voz do Comitê de Investigações da Rússia disse que as duas explosões estão sendo tratadas como atos de terrorismo.
Ônibus ficou completamente destruído em nova explosão na cidade de Volvogrado / Foto: ReproduçãoA última explosão aconteceu dentro de um ônibus que passava durante a hora do rush perto de um mercado movimentado no distrito de Dzerzhinsky. Acredita-se que uma criança de um ano esteja entre os feridos. Imagens postadas nas redes sociais mostram corpos espalhados e o ônibus completamente destruído.
Autoridades em Moscou temem que grupos militantes estejam intensificando atos de violência por causa da chegada das Olimpíadas de Inverno, que serão realizadas em fevereiro na cidade de Sochi.
Sochi fica ao norte da volátil região do Cáucaso, onde estão situadas províncias com forte presença de grupos militantes islâmicos. No últimos anos, militantes oriundos desta região praticaram uma série de ataques na área e em outras cidades russas.
Volgogrado fica a 900 quilômetros ao sul de Moscou e a 700 quilômetros de Sochi. No domingo, uma explosão atingiu a estação de trem de Volgogrado pouco antes das 13h (hora local). A estação estava lotada devido ao feriado do Ano Novo.
Uma câmera de segurança próxima da estação capturou o momento do ataque suicida, que destruiu janelas e vidros, espalhou destroços e gerou uma coluna de fumaça que podia ser vista no salão de entrada. Nenhum grupo assumiu a autoria dos atentados até agora.
Fonte: BBC Brasil