O desemprego nos Estados Unidos atingiu seu nível mais baixo em cinco anos, caindo de 7,3% em outubro para 7% em novembro, segundo dados do Escritório de Estatísticas do Trabalho divulgados.
A criação de 203 mil postos de trabalho surpreendeu positivamente o mercado, que no mês passado esperava entre 180 mil e 185 mil novas vagas, além da redução de um ponto percentual na taxa de desemprego.
Segundo os números revisados do escritório de estatísticas, a criação mensal de vagas alcançou 204 mil em média entre agosto e novembro, uma aceleração em relação aos 159 mil postos de trabalho abertos mensalmente na média de abril a junho.
O ritmo consistente da recuperação do mercado de trabalho americano intensificará as discussões dentro do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, sobre reduzir ou não os estímulos monetários à economia.
As decisões do banco estão sendo acompanhadas por economias ao redor do mundo. A próxima reunião do Fed ocorre nos próximos dias 17 e 18.
"O mercado de trabalho americano está longe de totalmente recuperado, mas certamente vai na direção certa", disse à agência Reuters o analista Eric Stein, gerente de portfólios da corretora Eaton Vance Investment Managers, em Boston.
"Este número põe na mesa uma possibilidade de redução (dos estímulos monetátios)."
Fonte: BBC