A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Pesca e Abastecimento - Sagri - lançou nesta sexta-feira (06), o Programa Agrovilas. Ele consiste em dotar as comunidades rurais do município de Uberaba de equipamentos, instrumentos e políticas públicas nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, saneamento, habitação, esporte, lazer e cultura, além de arranjos produtivos locais, a fim de fazer com que o homem do campo possa permanecer em sua comunidade, de modo sustentável e com dignidade.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a atividade agropecuária no Brasil, representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do País, o que corresponde hoje a 22% do PIB brasileiro e equivale a R$ 918 bilhões. Atualmente 33% do PIB Agropecuário é gerado por agricultores inseridos na Agricultura Familiar, que representa 84% dos estabelecimentos rurais e 74 % da mão de obra no campo, totalizando 4,3 milhões de unidades produtivas. Em Uberaba, a população rural representa 2,23% da população e possui 3.251 propriedades rurais e 3.398 produtores rurais no município.
Notavelmente emocionado, pela implantação do projeto Agrovila, que sempre foi uma das suas bandeiras de trabalho, o prefeito Paulo Piau lembrou que esta é uma conquista para toda a sociedade, uma vez que o agricultor de hoje diversifica suas atividades, e com a soma delas é que dá rentabilidade para o seu negócio e sustenta sua família. "Cada agrovila tem uma vocação, e esta tem que se firmar como um arranjo produtivo local, provocado pelo poder publico, mas nunca sem a participação e vontade de seus habitantes, todos os produtores rurais", frisou ele.
O Programa Agrovila vai contemplar as comunidades rurais da Baixa, Calcário, Palestina, Peirópolis, Ponte Alta, Santa Fé, Santa Rosa, São Basílio, Capelinha, Serrinha, Mata da Vida, Mariitas, Santa Mônica, Vale do Sol, Parque do Café, Recanto das Flores, Vila Real, Morada do Verde, Portal do Sol, Bouganville, Chácara Rio Claro, Dandara, Monte Castelo - Maringá, Tereza do Cedro, Pró Roça, Paz na Terra, Moreiras, Serraria, Espinha e a Comunidade de Minas Gerais.