Pesquisa: 48% dos consumidores acham que situação financeira melhorou em 2013

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

06/12/2013

contas

Quase a metade dos consumidores está satisfeita em relação à própria situação financeira, constatou uma pesquisa realizada pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). 48%, das 1.140 pessoas entrevistadas, declaram que estão em situação melhor este ano quando comparado a 2012. Essa declaração é mais frequente entre as classes B (64%) e C (58%). No entanto, essa satisfação é menor quando perguntados sobre 2014: cai para 39% o percentual dos que acreditam que sua vida financeira estará melhor após a Copa do Mundo e as Eleições.

Um contraste interessante aparece na leitura das opiniões sobre a economia de uma forma geral. Apesar de 48% declararem estar melhor financeiramente, apenas 20% de quem respondeu acham que o cenário econômico hoje é melhor do que no ano passado. Analisando por classe social, a classe B é a mais crítica quanto a 2013.

Natal 2013

O levantamento revelou que 87% dos consumidores têm intenção de presentear neste Natal e que 57% irão gastar até R$ 50 por pessoa, com 34% dando presentes para 3 a 4 pessoas. Além disso, 68% afirmam que a ceia deste ano estará igual ou mais farta que a de 2012.

A maior parcela dos consumidores (74%) vai pagar suas compras de fim de ano à vista, em dinheiro (50%), com débito no cartão (37%), com cartão de crédito (9%) e por meio de carnê, boleto ou cheque (5%). Os 26% que pretendem parcelar afirmam que vão utilizar principalmente o cartão de crédito como forma de pagamento.

A maioria dos consumidores que responderam à pesquisa (78%) pretende fazer suas compras para o Natal e final de ano em lojas físicas, contra 22% que declararam a intenção de comprar pela internet.

Análise

A constatação positiva dos consumidores em relação à sua situação financeira, acompanhada de um menor otimismo em relação à economia, sugere um comportamento de cautela dos consumidores, evidenciada pela propensão da maioria em pagar suas compras à vista, de gastar menos do que gastou em 2012, de quitar dívidas em atraso com recurso do 13º salário e de poupar, entre outras pistas indicadas pela pesquisa.

Leia também:

Exportações mineiras registram alta de 10% em 2013

Emprego e renda garantem aquecimento no comércio varejista, informa Serasa