close

Franca inicia programação da Semana da Árvore nesta segunda-feira

Redação Pop Mundi 17/09/2021 18:14

A programação da Semana da Árvore começa amanhã (20) em Franca com atividades de plantio de mudas a partir das 9h, numa área degradada existente no Jardim Palma, região Leste da cidade. 

Mas ao longo dos próximos dias até a sexta-feira estão programadas ações diárias,  com os alunos nas escolas, com palestras  versando sobre essa temática e a importância da arborização urbana para uma melhor qualidade do ar e da vida das pessoas. 

Também um dos destaques será o incentivo ao plantio de novas mudas. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente pretende presentear na sexta-feira, 24, as pessoas com uma muda pelo sistema ‘Delivery de Mudas’ em que o solicitante será atendido no endereço que fornecer.

É preciso que a pessoa faça previamente a solicitação, preenchendo o formulário: https://forms.gle/jiSV3axNKFFLYdUC6 .

Orientações 

Junto com a distribuição das mudas, a ideia das equipes do Jardim Zoobotânico, onde elas são produzidas e formadas é passar a cada pessoa contemplada, as orientações básicas e cuidados que devem ser observados durante o plantio.

Para tanto, é analisado o local onde a muda deve ser plantada e fornecida uma espécie apropriada, cujo porte não comprometa e nem prejudique a fiação elétrica, não produza raízes que possam afetar a estrutura de muros e até mesmo moradias, tubulações de água e outras dependências.

Atividades

A programação na segunda-feira, a partir das 9h,  com equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Polícia Ambiental, será iniciada com o plantio coletivo de mudas numa área degradada existente no Jardim Palma, próximo a uma academia ao ar livre, na avenida Leila Scarabucci Guimarães.

Com a chegada do período chuvoso, o propósito é começar um processo de revitalização e reurbanização do espaço, de modo que possa ser melhor aproveitado pela população da região.

Depois dessa atividade de plantio, no mesmo dia, estão programadas atividades de Educação Ambiental, nas Escolas Estadual ‘Adelina Pasquino Cassis’, também no Jardim Palma e no mesmo bairro, na EMEB, ‘Frei Lauro de Carvalho Borges’, respectivamente, às 10h e 13h. No dia seguinte, 21, a programação contempla ações de Educação Ambiental e Distribuição de Sementes, com atividades em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Para o dia 22, está previsto o Painel da Arborização, que será organizado no formato on-line. Para tanto, os organizadores do evento solicitam que sejam enviadas fotos de árvores dos bairros, onde as pessoas residem para o e-mail: diadaarvore@franca.sp.gov.br. Essas fotos vão compor o Painel da Arborização e ficarão disponíveis no site da Prefeitura.

No dia 23, o engenheiro Maurício Mayor estará apresentando em live, às 15h, uma palestra com o tema ‘A Importância das Árvores para a Proteção do Meio Ambiente’. Na sexta-feira, 24, acontece o ‘Delivery de Mudas’, em que a pessoa pode fazer o pedido de uma muda e vai receber de presente em sua casa , conforme as orientações já relatadas, das 7h às 16h.

Para o sábado, do dia 25, a partir das 8h, terá o Workshop de Fotografias e a sua Importância no Meio Ambiente, em que abordará a utilização de celulares para o registro das belezas naturais e também como uma ferramenta para o  auxílio na fiscalização de atos infracionais e prevenção do meio ambiente.

O trabalho foi preparado pelo produtor de imagem, Bruno Marques e o fotógrafo Everton Calefe e será apresentado no Jardim Zoobotânico, no bairro City Petrópolis.

Logo depois no mesmo local, haverá uma visita monitorada com a bióloga Taís Zimak, pelo Jardim Zoobotânico, completando com um outro Workshop sobre Interação entre Abelhas e Folhas, com o meliponicutor Ricardo Gonçalves.  

O Jardim Zoobotânico fica na Av. São Francisco de Assis, 1.000, City Petrópolis.

Foto: Reprodução


Podcasts
28/06/2023
Mensagem do Dia
28/06/2023
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje
28/06/2023
Participação da ouvinte Regina no programa do Pe. Marcelo Rossi
26/06/2023
Mensagem do Dia
26/06/2023
Padre Marcelo: ouça o programa de hoje