
Brasil reencontra velhos rivais na Copa e inicia caminhada pelo hexa diante de Marrocos, Haiti e Escócia

A seleção brasileira já conhece o caminho que terá de percorrer na primeira fase da Copa do Mundo de 2026. Integrante do Grupo C, o Brasil enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na busca por uma vaga no mata-mata e pelo sonho do hexacampeonato mundial.
A competição será disputada entre os dias 11 de junho e 19 de julho, com sede compartilhada entre Estados Unidos, México e Canadá. O primeiro desafio da equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti será diante do Marrocos, no dia 13 de junho, em Nova Jersey.
A estreia promete ser uma das mais desafiadoras da fase de grupos. Os marroquinos chegam embalados pela histórica campanha na Copa de 2022, quando alcançaram o quarto lugar e se tornaram a primeira seleção africana a atingir uma semifinal de Mundial.
Nova geração assume protagonismo
O Brasil chega ao torneio após um ciclo de muitas mudanças. Desde a Copa do Catar, a Seleção passou pelos comandos de Ramon Menezes, Fernando Diniz, Dorival Júnior e, agora, Carlo Ancelotti.
Enquanto o atacante Neymar segue convivendo com problemas físicos e já não carrega sozinho o peso da equipe, a expectativa dos torcedores se volta para uma nova geração de talentos.
Entre os protagonistas estão o atacante Vinicius Júnior, além de Raphinha e Endrick, nomes que devem liderar o setor ofensivo brasileiro.
A tendência é que Ancelotti utilize uma formação bastante ofensiva, valorizando a movimentação constante dos atacantes e a troca rápida de posições para criar oportunidades de gol.
Marrocos abre a caminhada
O primeiro adversário brasileiro será a seleção de Marrocos, atual 11ª colocada no ranking da Fifa.
O confronto marca mais um capítulo de uma rivalidade que já teve encontro em Copas. Em 1998, o Brasil venceu por 3 a 0. No entanto, o retrospecto recente favorece os africanos, que derrotaram a Seleção por 2 a 1 em amistoso disputado em 2023.
Os destaques marroquinos são o lateral Achraf Hakimi e o goleiro Yassine Bounou.
Haiti será adversário inédito em Mundiais
O segundo compromisso acontece no dia 19 de junho, na Filadélfia, diante do Haiti.
Apesar dos dois países já terem se enfrentado três vezes, será o primeiro encontro entre eles em uma Copa do Mundo.
A equipe caribenha retorna ao principal torneio do futebol após mais de cinco décadas de ausência e aposta em nomes como o zagueiro Ricardo Adé para surpreender.
O retrospecto favorece amplamente o Brasil, que venceu todos os confrontos anteriores entre as seleções.
Escócia fecha a primeira fase
O último compromisso da fase de grupos será contra a Escócia, no dia 24 de junho.
Entre os adversários do Grupo C, este é o mais conhecido pelos brasileiros. As seleções já se enfrentaram quatro vezes em Copas do Mundo, com três vitórias do Brasil e um empate.
Os escoceses disputam seu primeiro Mundial desde 1998 e têm como principal referência técnica o volante Scott McTominay.
Grupo com desafios distintos
Embora apareça como favorito à classificação, o Brasil terá pela frente um grupo marcado por desafios diferentes. O Marrocos chega com status de potência emergente do futebol mundial, o Haiti busca surpreender em seu retorno ao torneio e a Escócia aposta na tradição europeia para tentar avançar.
Para a Seleção Brasileira, o Grupo C representa o primeiro passo de uma caminhada que tem um único objetivo: recolocar o país no topo do futebol mundial e encerrar uma espera que já dura mais de duas décadas pelo tão desejado sexto título da Copa do Mundo.
Tudo sobre
graça no seu WhatsApp


