O músico e ator Abdias Nascimento Filho, conhecido como Bida Nascimento, faleceu na última quinta-feira, 27, aos 71 anos, no Rio de Janeiro. Filho da atriz Léa Garcia e do ativista Abdias do Nascimento, Bida estava internado no Hospital Badim, na Zona Norte da cidade, onde tratava complicações de saúde decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC).
A informação foi confirmada pelo Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, onde Bida vivia. Em nota, a instituição lamentou sua morte: “Hoje nos despedimos com imenso pesar de Bida Nascimento, um artista talentoso e ser humano incrível que iluminou o Retiro dos Artistas com sua música e seu coração generoso”.
Bida enfrentava problemas de saúde desde o AVC, que lhe causou perda da visão. Sua família chegou a mobilizar uma campanha para doações de sangue em apoio ao tratamento. Além de músico e ator, ele seguiu os passos dos pais na valorização da cultura afro-brasileira e na luta contra o racismo, temas presentes em suas composições e atuações teatrais.
O Ministério da Cultura também emitiu uma nota de pesar reconhecendo sua contribuição para a arte e a militância. “Neste momento de tristeza, o Ministério da Cultura manifesta sua solidariedade à família e amigos de Bida Nascimento e reconhece seu legado cultural”, afirmou o órgão.