Equipes da Guarda Civil Municipal e da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, realizaram na manhã desta quinta-feira (27) uma operação de fiscalização em depósitos de sucata na Vila Gosuen e Santa Terezinha, na região norte da cidade. A ação tem se tornado rotineira como parte dos esforços para combater os furtos de fios de cobre, prática que tem causado prejuízos a moradores e empresas.
Durante a operação, dois depósitos foram autuados e embargados pela Vigilância Sanitária por não possuírem documentação regular para funcionamento. Um deles também recebeu autuação por armazenar materiais de maneira inadequada, gerando mau cheiro e criando um ambiente propício para a proliferação de insetos e animais peçonhentos. Um terceiro estabelecimento, apesar de estar com a documentação em dia, foi multado pela Guarda Civil devido ao acúmulo de lixo e armazenamento irregular de materiais.
“Se tem quem furta, é porque tem quem compra. Por isso, essas operações são fundamentais para identificar possíveis receptadores e alertar os comerciantes de que essa prática configura crime de receptação qualificada”, destacou o inspetor da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando Fernandes.
Além da repressão ao comércio ilegal de fios de cobre furtados, a Vigilância Sanitária também utilizou a ação para orientar os proprietários dos depósitos sobre a necessidade de eliminar possíveis focos do mosquito da dengue, reforçando as medidas de prevenção contra a doença.
As fiscalizações devem continuar ocorrendo regularmente, com o objetivo de coibir crimes e garantir a segurança da população.