Para todo tipo de limpeza, nós temos a solução! Cenap, facilita sua vida. Ligue (16) 99324-7615

Anvisa suspende interdição de venda de creme dental da Colgate

Agência orienta consumidores e profissionais de saúde a notificarem eventuais efeitos colaterais do fluoreto de estanho, presente na fórmula do produto
31/03/2025 às 08h48
 - Atualizado há 1 dia
mão segurando a pasta de dente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint, que havia sido determinada na última quinta-feira, 27. A decisão ocorreu após a fabricante apresentar um recurso. Apesar da liberação, a Anvisa manteve um alerta sobre possíveis reações adversas associadas ao fluoreto de estanho, substância presente na fórmula do produto.

A agência recomenda que consumidores e profissionais de saúde registrem eventuais reações adversas por meio do sistema e-Notivisa. Segundo a Anvisa, há relatos de que o fluoreto de estanho, apesar de seus benefícios antimicrobianos e anticárie, pode provocar efeitos colaterais em alguns usuários.

Possíveis reações adversas:

  • Lesões na boca (aftas, feridas e bolhas);
  • Problemas na língua;
  • Sensibilidade e dor (ardência, queimação);
  • Inchaço (lábios, amígdalas, mucosa oral);
  • Sensação de dormência (lábios e boca);
  • Irritação gengival.

Diante desses sintomas, a Anvisa recomenda interromper o uso do produto e, caso o desconforto persista, procurar um profissional de saúde. Além disso, orienta que dentistas e outros especialistas monitorem e informem seus pacientes sobre possíveis reações, sugerindo alternativas seguras para indivíduos sensíveis.

A análise da Anvisa também destaca a importância de fabricantes garantirem rótulos claros sobre os riscos potenciais do produto e instruções de uso adequadas. O alerta sanitário emitido pela agência reforça que dados oficiais de cosmetovigilância, além de relatos em redes sociais e na imprensa, apontam um padrão crescente de reações adversas relacionadas a cremes dentais com fluoreto de estanho.

Contexto da interdição

Inicialmente, a Anvisa interditou todos os lotes do Colgate Total Clean Mint por 90 dias, a fim de investigar os efeitos relatados pelos consumidores, como ardência, queimação na boca e surgimento de lesões. A nova linha do produto substituiu a antiga Colgate Total 12 e, na ocasião, a agência recomendou que os produtos da nova fórmula não fossem comercializados até que houvesse comprovação de segurança. No entanto, não foi determinado o recolhimento dos produtos.

Com a revogação da interdição, a venda do Colgate Total Clean Mint está novamente permitida, mas a fiscalização seguirá os procedimentos administrativos normais.

Posicionamento da Colgate

Em nota, a Colgate afirmou que o produto não apresenta riscos à saúde, mas reconhece que algumas pessoas podem ter sensibilidade a certos ingredientes. A empresa declarou ainda que está colaborando com as autoridades e fornecendo os esclarecimentos necessários.

Tudo sobre

Leia também:

Escolha sua rádio
Uberaba
- MG
Logotipo Rede Zebu Uberaba FM 93,9
Franca
- SP