Raios: Saiba como se prevenir de acidentes

Foto: PR News Wire No verão, a quantidade de raios que caem no Brasil aumenta, assim como o número de acidentes causados por eles. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, anualmente, cerca de 130 pessoas morrem atingidas por ra
08/02/2013 às 00h00
 - Atualizado há 13 anos

Foto: PR News Wire

No verão, a quantidade de raios que caem no Brasil aumenta, assim como o número de acidentes causados por eles. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, anualmente, cerca de 130 pessoas morrem atingidas por raios no Brasil. O Instituto calcula ainda uma perda anual de cerca de um bilhão de reais em equipamentos danificados pelas descargas elétricas. O chefe de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia, Luiz Cavalcanti, explica que as pessoas devem procurar abrigo em residências ou carros para evitar acidentes. Ele recomenda que, além de desligar aparelhos elétricos da tomada, é preciso evitar usar alguns equipamentos como o chuveiro e o telefone durante chuvas e tempestades.

Principalmente não usar o chuveiro elétrico no momento de uma tempestade, porque, como eu citei anteriormente, uma descarga elétrica, que acontece na rede elétrica lá na rua, pode chegar no seu chuveiro. E portanto, fazê-lo estourar, explodir e provocar danos a você mesmo, um acidente. Usar o telefone na hora de uma tempestade. Se uma tempestade de descargas elétricas está acontecendo e cai na rede de telefonia, certamente quem estiver usando o telefone vai ouvir um estampido muito forte no ouvido e pode perder a audição. A gente tem exemplos de pessoas que perderam a audição por causa de descargas elétricas na rede de telefonia, afirmou Cavalcanti.

Os para-raios ajudam a evitar acidentes causados por descargas elétricas. De acordo com a legislação, prédios públicos e edifícios altos são obrigados a instalar o equipamento, que também pode ser colocado em qualquer residência. No entanto, para instalar o para-raios, é preciso chamar um profissional especialista, como explica a conselheira federal do Confea, a engenheira eletricista Darlene Silva.

Já existem normas da ABNT que você faz um diagnóstico. Qual é a necessidade ou não de se colocar um para-raios? Em muitas vezes, você coloca um para-raios sem necessidade. E mal feito. Aquela questão que tem que colocar para-raios, aterramento, mas coloca sem aquele especialista de fato. De preferência, lógico, o engenheiro eletricista, relatou Darlene.

Para saber mais informações sobre medidas de segurança que evitam acidentes com eletricidade e como solicitar um profissional da área tecnológica, acesse o site do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Leia também:

Escolha sua rádio