
RS: Banda comprou fogos impróprios para a apresentação na boate
Foto: UOL
Na noite desta quarta-feira (30), o Jornal Nacional exibiu uma reportagem, na qual o vendedor de uma loja de fogos de artifícios em Santa Maria (RS) afirma que a banda Gurizada Fandangueira adquiriu um tipo de artefato diferente do habitual – e que o mesmo era proibido para lugares fechados. Ainda, segundo a reportagem, o produtor foi avisado do risco desse material.
De acordo com o vendedor, a banda sempre utilizou oSputnik, um tipo de foguete pirotécnico próprio para locais fechados, que produz um fogo frio e não causa riscos. No entanto, no dia da compra – sexta-feira (25), o produtor resolveu levar achuva de pratapara experimentar. O funcionário contou à reportagem, que alertou por diversas vezes que o produto não era apropriado.
O produtor afirmou que não tinha problema e que estava tudo seguro, pois ele havia feito curso para isso.
Foi oferecido a banda, um produto similar aoSputnik,porém um pouco mais caro. Por esse motivo, o produtor não quis levar.
Nesta terça-feira (29), o delegado Marcelo Arigony, que está à frente do caso, afirmou que os músicos da banda utilizaram um sinalizador, inapropriado para ambientesindoor,por ser mais barato. A diferença de valores entre os fogos de artifícios é alta: para ambientes abertos, custa em média R$ 2,50 a unidade, enquanto para ambientes fechados, R$ 70.
Entenda o caso
Na madrugada de domingo (27), a boate Kiss, localizada no centro de Santa Maria (RS), foi incendiada, matando 234 jovens em uma festa universitária.
A banda Gurizada Fandangueira é conhecida por fazer pirotecnia em suas apresentações. Durante o show na casa noturna, o vocalista soltou um sinalizador e o mesmo acabou atingindo a espuma do forro de isolamento acústico, que pegou fogo.
Veja o que já foi confirmado por investigadores
- O vocalista realmente manejou o sinalizador e nega que as faíscas tenham provocado o incêndio;
- A banda comprou um artefato proibido para ambientes fechados;
- Os extintores de incêndio não funcionaram;
- Havia mais pessoas do que a capacidade permitida no local;
- Tinha apenas uma porta de saída (que era a mesma de entrada);
- O alvará estava vencido desde agosto de 2012;
- No banheiro da boate foram retirados 180 corpos;
- 90% dos vitimados morreram por asfixia mecânica;
- Os equipamentos de gravação das câmeras de segurança estavam no conserto;
Saiba mais:Tragédia: 231 mortos em Santa Maria/RSGurizada Fandangueira era famosa por usar efeitos pirotécnicosMúsicos x Testemunhas: Relatos da tragédia de Santa MariaPresidenta Dilma Rousseff se pronuncia sobre a tragédia de Santa Maria/RSSanta Maria: “Culpados” são presosSobreviventes relatam os momentos de angústiaAdvogados da boate divulgam nota em solidariedade às vítimas da tragédia de Santa Maria/RSSanta Maria: O dia em que o mundo inteiro ficou verde e amareloSanta Maria: Bens de donos da boate são bloqueadosCasas noturnas de sócio são investigadas em Santa MariaMarcha silenciosa homenageia os jovens mortos no incêndio em Santa MariaSanta Maria: ”A legislação gaúcha não é eficaz”, afirma engenheiroSanta Maria: Ministério Público não vê motivos para prorrogar prisões
graça no seu WhatsApp


