close

No Brasil, quase 60% dos adultos estão acima do peso

Redação Pop Mundi 10/10/2017 11:33

Até 2014, era uma data nacional, mas a partir de 2015, passou a ser uma data mundial. Continuamos a ter o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, em 11 de outubro, mas este dia também passou a ser o Dia Mundial da Obesidade.

A obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. No Brasil (2013), quase 60% da população tem excesso de peso - na faixa de sobrepeso e obesidade.

Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 30 milhões pessoas adultas são obesas.

De acordom com a médica especialista Maria Edna de Melo, presidente da ABESO e o também médico Fábio Trujilho, presidente da SBEM, estiveram em audiência com o Ministro da Saúde Ricardo Barros solicitando a inclusão de uma linha de atendimento ao paciente com obesidade no SUS, que atualmente disponibiliza apenas a cirurgia bariátrica. Na ocasião, o ministro concordou e a equipe técnica do ministério deve iniciar nos próximos dias um grupo de discussão com a participação dos especialistas.

Na opinião da médica, essa linha de tratamento vai corrigir uma deficiência grave no atendimento ao paciente com obesidade. "Atualmente, o SUS não oferece o tratamento clínico antes da cirurgia, nem polivitamínicos aos pacientes operados", afirma Maria Edna.

"Tratar obesidade reduz diabetes, hipertensão e várias doenças associadas. Isso tem impacto nos gastos com doenças crônicas e, principalmente, na saúde e qualidade de vida do paciente", conclui.

No Brasil, em 2013, quase 60% da população tem excesso de peso (na faixa de sobrepeso e obesidade). No mundo, a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões, obesos.

O número de crianças com sobrepeso e obesidade poderá chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.


Podcasts
17/10/2017
Confira o Momento de Fé desta terça-feira com Padre Marcelo Rossi
17/10/2017
Sargento Facury fala do roubo de R$ 7 mil
17/10/2017
Confira a entrevista do lavador de carros acusado de estupro
16/10/2017
Confira o Momento de Fé desta segunda-feira com Padre Marcelo Rossi
13/10/2017
Confira o Momento de Fé desta sexta-feira com Padre Marcelo Rossi
Radares em Franca

Av. Dr. Helio Palermo 60 km/h

Av. Brasil 60 km/h

Av. Alonso Y Alonso 60 km/h

Rod. Tancredo Neves 60 km/h

Av. Presidente Vargas 60 km/h

Av. Antonio B. Filho  60 km/h

Clima em Franca