Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, foram registradas 950.632 tentativas de fraude contra o consumidor brasileiro no primeiro semestre do ano. Isso representa uma tentativa a cada 16,5 segundos.
Em relação ao mesmo período de 2016, quando foram constatadas 884.105 tentativas, o crescimento foi de 7,5%. A alta de 31,2% nos golpes contra o cidadão aplicados no setor bancário e financeiro foi a responsável por puxar o aumento geral das tentativas no semestre.
Os setores de serviços e telefonia também registraram aumento de 5,8% e 1,0%, respectivamente. Já o Varejo e demais segmentos apresentaram queda no semestre, veja tabela abaixo:
Apesar de o setor de bancos e financeiras ter registrado a maior alta no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o segmento de telefonia foi o que mais teve tentativas entre janeiro e junho de 2017 (366.188) e registrou participação de 38,5% no total.
Neste tipo de golpe, dados de consumidores são utilizados por criminosos para abertura de contas de celulares ou compra de aparelhos, por exemplo.
Caso a fraude no segmento de telefonia seja bem-sucedida, funciona como uma “porta de entrada” para os fraudadores aplicarem golpes de maior valor em outros setores da economia. Os golpistas costumam comprar telefones para ganharem um comprovante de residência e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.
O setor de Serviços vem em seguida no ranking de segmentos com mais tentativas de fraude identificadas no primeiro semestre de 2017 (285.830), representando 30,1% do total. Em terceiro lugar estão os bancos e financeiras com 23,8% de participação e 226.280 tentativas. O quarto setor mais afetado pelas tentativas nos seis primeiros meses do ano foi o Varejo, com 57.451 e participação de 6,0%. Os demais segmentos representaram 1,6% do total.