HC já tem mobilização da campanha McDia Feliz

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

13/08/2017

Há 28 anos, o último sábado do mês de agosto é dia de transformar Big Mac em sorrisos. Mas o McDia Feliz, maior campanha em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, começa muito antes. O Hospital de Câncer de Barretos é uma das entidades beneficiadas da campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e já está trabalhando para fazer da arrecadação deste McDia Feliz mais um recorde.

O Hospital de Câncer de Barretos será beneficiado com a venda de tíquetes antecipados, produtos promocionais com a marca McDia Feliz e sanduíches Big Mac nos restaurantes de Alexania (GO), Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Araçatuba (SP), Barretos (SP), Bebedouro (SP), Birigui (SP), Catanduva (SP), Fernandópolis (SP), Goiânia (GO), Jaboticabal (SP), Palmas (TO), Rio Verde (GO), São José do Rio Preto (SP) e Porto Velho (RO) no dia 26 de agosto.

Com a arrecadação da campanha neste ano, a entidade irá custear o Espaço da Família Ronald McDonald, inaugurado em 2012 dentro do Hospital Infantil. O projeto proporciona conforto e acolhimento a pais e pacientes durante a estadia no Hospital. Além disso, a arrecadação também será destinada à construção da Casa Ronald McDonald Barretos, que foi planejada para atender famílias provenientes de todo o Brasil em busca de um tratamento de excelência, inclusive com uma área para indígenas. 

De acordo com Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, quando o paciente fica hospedado em uma Casa Ronald McDonald evita-se que a criança ou o adolescente interrompa o tratamento, pois a casa de apoio provê toda a ajuda necessária para a estadia na cidade, além de funcionar como um grupo de suporte para pais e pacientes.

“Todas as Casas Ronald McDonald disponibilizam, de forma gratuita, alimentação, transporte e apoio psicossocial para que as famílias de pacientes possam aderir integralmente ao tratamento do câncer”, explica o superintendente do Instituto Ronald McDonald.

“O McDia Feliz é a principal campanha que apoia crianças com câncer no Brasil. Na década de 90, quando a campanha começou, as chances de cura eram de 15%, a partir de um diagnóstico precoce e com os tratamentos mais adequados, esse número pode ultrapassar os 80%. Para nós, é uma grande alegria participar e acompanhar essa história de tão perto” destaca Rubens Fragoso, Embaixador do Instituto Ronald McDonald para a região e franqueado da rede em São José do Rio Preto, Catanduva e Fernandópolis.

Como adquirir os tíquetes antecipados

Este ano, Hospital de Câncer de Barretos já está com os tíquetes antecipados disponíveis para a venda. Vendidos ao preço de R$ 15,50 cada um, poderá ser trocado pelo sanduíche Big Mac na data do McDia Feliz, sábado, dia 26 de agosto.

Os moradores de Barretos, interessados na compra de tíquetes antecipados, podem entrar em contato direto com o Hospital de Câncer de Barretos pelo telefone (17) 3321-6639.

A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz, composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção (exceto alguns impostos), além de produtos promocionais com a marca McDia Feliz vendidos pelas instituições participantes.

Inovação no acolhimento

Para garantir todo o conforto que os jovens pacientes merecem, Casa Ronald McDonald de Barretos terá uma área construída de 3.262,72 m², contará 32 apartamentos e o apoio de voluntários. A nova unidade será uma das maiores do país e receberá pacientes com acompanhantes, além de outros membros da família. Ou seja, a expectativa é acolher 36 crianças e adolescentes em tratamento e 104 acompanhantes. Esta iniciativa permitirá que pais, filhos e familiares permaneçam unidos durante todo o tratamento.

A grande novidade será a disponibilização de apartamentos projetados especialmente para as populações indígenas, que possuem seus próprios costumes. Os apartamentos (feminino e masculino) terão camas e redes, e a cobertura lateral será realizada com palha para simular uma oca. Além disso, os quartos ficarão próximos de uma mata nativa existente no terreno da obra.

Considerado um dos maiores centros de tratamento oncológico do mundo, o Hospital de Câncer de Barretos conta com 380 médicos e 3,5 mil funcionários. O hospital recebe cerca de 10 mil novos casos da doença todos os anos. Em 2016 foram realizados 740.069 atendimentos, sendo 129.550 pacientes vindos de 1.756 cidades de todos os estados do país - um recorde de cobertura.