close

Ministério da Saúde anuncia tratamento inovador

Redação Pop Mundi 28/07/2017 09:55

Todas as pessoas diagnosticadas com hepatite C, em grau avançado de comprometimento do fígado, receberão um “tratamento inovador” até o final deste ano. A medida vai zerar a fila dessa população com a utilização de medicamentos que apresentam taxa de cura de aproximadamente 90%.

Eles estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde, conforme solicitação dos estados. Além disso, 135 mil pessoas diagnosticadas com hepatite C, serão atendidas com esses medicamentos.

Este foi o caso da escritora Janette Alvim Soares, paciente curada com o tratamento oferecido pelo Ministério da Saúde.“Eu fui uma pessoa coinfectada com a hepatite c e o HIV desde 1990. Mas eu tive o privilégio de ser beneficiada com o tratamento da hepatite c em novembro, que foram quatro meses, doze semanas. Fui curada, graças a Deus, e hoje o meu PCR é não reagente. Eu agradeço muito ao SUS, à secretaria de saúde, ao Ministério da Saúde, por ter tido essa oportunidade”.

O anúncio desse novo esquema de tratamento foi realizado nesta quinta-feira (27), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na véspera do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. De acordo com o ministro, a ampliação da oferta de tratamento será possível devido à mudança na modalidade de compra do Ministério da Saúde. “Vamos avançar comprando a cura! Queremos alcançar os 135 mil brasileiros que estão diagnosticados com hepatite, qualquer tipo, e depois vamos procurar identificar mais brasileiros que precisem do tratamento. Então nosso objetivo é eliminar a hepatite c, e faremos isso em um acordo com a indústria farmacêutica, que reduziu os preços do tratamento de US$6.900 para US$3.000 e vamos avançar nessa redução. E com isso pudemos, evidentemente, tratar mais gente”.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que as hepatites virais causaram quase um milhão e meio de mortes em 2015, por todo o mundo. O Brasil registrou, no ano passado, 2.541 óbitos provocados por hepatites virais, sendo quase 80% relacionados à hepatite C. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.


Podcasts
19/09/2017
Francano participa de tradicional maratona na Alemanha
19/09/2017
Padre Marcelo Rossi terça dia 19
18/09/2017
Prefeito Gilson de Souza participa do Pop Mania
18/09/2017
Semana Nacional do Trânsito tem ações em Franca
17/09/2017
Motorista bêbado se envolve em acidente e acaba preso
Radares em Franca

Av. Dr. Helio Palermo 60 km/h

Av. Brasil 60 km/h

Av. Alonso Y Alonso 60 km/h

Rod. Tancredo Neves 60 km/h

Av. Presidente Vargas 60 km/h

Av. Antonio B. Filho  60 km/h

Clima em Franca